Um passeio por acervos gratuitos para se ler em casa

Por sugestão da minha filha, resolvi por “a mão na massa” e sair em busca de acervos gratuitos (ou quase) para a aquisição de livros digitais. Nesses acervos a única regra é não violar copyrights. Vale qualquer coisa, inclusive os (para mim) indigestos PDFs.

Imagem alusiva à Biblioteca de Babel, conto de Jorge Luís Borges.

A primeira parada é na Amazon. Na gigante americana encontram-se bons títulos totalmente gratuitos ou dentro do esquema “Unlimited”, onde o usuário paga uma taxa fixa mensal e pode “emprestar” 10 livros por vez. Em ambos os casos é necessário ter um Kindle ou o aplicativo Kindle no seu smartphone, tablet ou PC. Confira aqui.

Para obras clássicas da língua portuguesa que não estão mais limitadas em copyright, um endereço interessante (apesar da página ser muito antiga) é a Biblio.com. Ali encontram-se aqueles autores clássicos que, erroneamente, nós, que aprendemos a ler no século passado, éramos forçados a ler na escola. Superado o trauma, pode ser que redescubramos o prazer de ler gente como Machado de Assis ou José de Alencar. Infelizmente está tudo em html puro e, para ler em celular o usuário terá que acessar o website direto do próprio aparelho.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) coloca parte do acervo de sua editora a disposição de quem tiver coragem (ou precisar) ler livros técnicos durante a quarentena. O formato dos livros é o PDF, então só dá para ler em tablet ou PC. Veja aqui.

Ateus Net – Outra página antiga mas cheia de obras de domínio público. Vale a pena dar uma olhada.

Hemeroteca Digital Brasileira – Contem livros históricos, revistas e jornais dos séculos XVIII a XX. Muita coisa legal. Bom para pesquisadores e curiosos.

Biblioteca Nacional – Mais de 2 milhões de documentos podem ser acessados gratuitamente via internet. Outra boa pedida para curiosos e pesquisadores.

Livros grátis – Na sua maioria livros técnicos, esse website conta com rico acervo. Todos em PDF.

Projeto Gutemberg – Um dos acervos mais antigos da rede, em Português, Espanho e Inglês, mais de 60 mil livros livres de copyright.

Muita coisa para se explorar e mais ainda. Se souber de algum website legal que não listei, mande para nós. Boas leituras!

Um comentário em “Um passeio por acervos gratuitos para se ler em casa

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: