Como ler seus livros baixados da internet

Em tempos de covit-19 o isolamento tende a ser inevitável e é a única medida realmente eficaz para evitar o colapso da rede de saúde e assim salvar vidas. Para os que encontram na leitura uma boa maneira de passar o tempo extra em casa, este website já indicou livros gratuitos e onde podem ser encontrados.

Após encontrar seu livro preferido, como lê-lo? Selecionamos a seguir alguns processos diferentes de aquisição e transferência para o dispositivo de leitura.

Para quem tem o Kindle e adquirir direto da Amazon

Esse é o mais fácil. Livros pagos ou gratuitos, basta clicar em “comprar” e o livro irá direto para seu e-reader ou app de leitura.

Para quem não tem Kindle e for baixar livros de outras fontes

Livros baixados em mobi de outros websites que não a Amazon. Nesse caso o processo é diferente e aí entra o software Calibre. Após o download do livro, ele deve ser anexado a uma coleção do Calibre. Para fazer isso, uma vez baixado o Calibre e instalado em seu PC, basta o usuário clicar em “Adicionar Livro” (botão verde da esquerda). O livro será adicionado ao Calibre. Depois é necessário conectar o Kindle no PC via cabo USB. Daí é clicar em “enviar livro para dispositivo” e o livro será enviado.

Livros baixados em “epub” para serem lidos em dispositivos Android e IOS

O formato “epub“ é o padrão da indústria de livros digitais e serve para IOS e Android. No Android, instale o app Aldiko, encontrado no Google Store. Para IOS, instale o iBooks direto da Apple Store. Usando um exemplo, imaginemos um leitor que pretenda enviar para seu celular android o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Se utilizar o website do Projeto Gutemberg, encontrará esse livro em diversos formatos. Utilizaremos somente o “e-pub”. Após fazer o download do arquivo “e-pub”, basta enviar por e-mail o arquivo do livro para uma conta que esteja instalada no celular ou tablet onde a leitura será feita. Daí é só abrir o anexo do livro no e-mail do celular e mandar abrir pelo Aldiko. Essa operação só é feita uma vez e o livro passará a fazer parte da biblioteca do Aldiko no celular. No IOS faça a mesma coisa (envie pelo e-mail) e, no e-mail enviado, clique no anexo e peça para ele ser aberto pelo iBook. Essa operação também será feita apenas uma vez para cada livro e eles serão anexados na biblioteca do iBook.

O Calibre pode converter praticamente todos os formatos de livros. Assim, se você baixar um livro no formato “epub” e quiser lê-lo em um Kindle, que só reconhece livros em “mobi” ou “azw3”, basta converter o “epub” para “mobi” e envia-lo para o Kindle. Mais fácil ainda, caso tente enviar um “epub” para o Kindle, o próprio Calibre avisará que esse aparelho não lê livros em “epub” e perguntará se deseja convertê-lo. Nesse caso basta clicar em “ok” e a conversão e o envio serão feitos na sequência. Também funciona com e-readers Lev (da Saraiva) e Kobo (no Brasil eram vendidos pela Livraria Cultura). Nesses dois casos, esses aparelhos utilizam o padrão “epub”.

Livros em PDF

Nesse caso o melhor é optar por tablets ou celulares e lê-los pelo Acrobat Reader, que existe gratuitamente para download nas plataformas IOS e Android.

Lembrando que celulares e tablets, por terem cores e tela ativa, são melhores para se ler livros com ilustrações, histórias em quadrinhos etc., e os e-readers com tela passiva (em preto e branco) são ideais para a leitura de livros nos formatos epub e mobi.

Então é mãos à obra! Procure sua leitura preferida e passe bons momentos esquecendo o mundo lá fora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: