Livros para o isolamento

Já disse aqui que em tempos de isolamento uma boa pedida é ler. Seja nas telas virtuais ou no velho e bom papel. O que ler é uma escolha pessoal, mas compartilho com vocês alguns dos meus livros preferidos.

  1. Vinte Mil Léguas Submarinas – Com esse tenho memória afetiva. Só aprendi a ler de verdade entre os 8 e 9 anos e esse foi meu primeiro livro. Volta e meia eu retomo o clássico de Julio Verne. É diversão garantida para todas as idades.
  2. Cem anos de solidão – A obra prima de Garcia Marques inspira e mostra a gênese do continente americano, mesclando o místico com o político em forma única. Se você ainda não leu, aproveite agora para entrar nesse universo do realismo fantástico do velho Gabo.
  3. O tempo e o vento – A trilogia de Érico Veríssimo tem muitos pontos de conexão com Cem anos de solidão, de Garcia Marques. Esses romances (melhor dizer “novelas”) foram escritos simultaneamente e são igualmente bons. Outra leitura premium!
  4. Alice no País das Maravilha – Parece (e é) literatura infantil, mas esse romance de Lewis Carrol tem sido através das décadas tema de estudos em diversas áreas do conhecimento. Siga os passos do coelho branco e talvez você encontre muito mais coisas do que uma simples história para crianças.
  5. O nome da rosa – Umberto Eco era pensador e semiologista, especializado nos assuntos da idade média, deixou-nos obra bela e vasta, incluindo esse incrível romance sobre um monastério onde havia uma grande biblioteca onde monges copistas duplicavam livros de seu acervo. Em meio a esse ambiente, uma série de mortes espalha o pânico entre os monges. Riquíssimo em detalhes. Leitura imperdível. Virou filme, mas aqui, como na próxima dica, o livro é bem melhor.
  6. O Senhor dos Anéis – Gostou dos filmes? Então leia a trilogia de J.R.R. Tokien, muito mais rica em detalhes e com partes inteiras (como o final) totalmente diferente dos filmes. Fantástico. Dica de leitura: as primeiras cem páginas podem cansar alguns leitores, mas vale a pena insistir e “pegar pesado” que na medida em que a trama se desenvolve, a leitura vai lhe prendendo. O fim da trilogia é magistral, muito melhor que nos filmes.
  7. 1984 – Esse sombrio livro de George Orwell mostra um pesadelo baseado em um mundo distópico onde a verdade e os relatos históricos são reescritos conforme o gosto dos governantes. Olhos mecânicos em todos os cantos tiram a privacidade das pessoas expondo-as diante do Estado e dos outros. Já viu isso em algum lugar? Então leia em 1984.
  8. O Aleph e Ficções – Fechando a lista e não menos importantes, esses dois livros de Jorge Luis Borges, com alguns dos melhores contos escritos em todos os tempos. Meus preferidos, os contos O Aleph e A Biblioteca de Babel. Ambos são considerados uma antevisão do mundo digital virtual (a internet).

Observação: Os comentários sobre os livros são do responsável por esta página, Eduardo Figueiredo.

Em momentos em que ficar em casa é mais seguro e até pode salvar vidas, considerei justificável deixar o link dos livros para os que não os possuam e gostariam de lê-los em tela ou em algum dispositivo portátil sem se arriscarem a sair de casa. Os links são do website Lelivros, que disponibiliza títulos para download independente de restrições de copyright.

É possível também adquirir esses livros no formato digital no website da Amazon https://www.amazon.com.br/. Nesse caso, a leitura em um dispositivo ou app Kindle será necessária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: