Vida inteligente além da Amazon

Os leitores desse website já perceberam minha clara inclinação pelos ereaders Kindle. Não escondo. Para chegar a essa opinião, literalmente comprei e usei pelo menos dois ereaders diferentes das marcas Kobo (Livraria Cultura) e Lev (Saraiva), além de alguns produtos não encontráveis no Brasil.  A título de avaliação, elegi algumas categorias básicas para a avaliação desses dispositivos. O que nos interessa em um ereader? Em primeiro lugar a qualidade da tela, uma vez que é a partir dela que a leitura é feita. Depois a velocidade e qualidade do hardware, o peso, o padrão do acabamento, a duração de bateria, o projeto de navegação, a compatibilidade com formatos internacionais de documentos eletrônicos e finalmente, as regras de negócio para a aquisição de ebooks.

Embora os produtos da linha Kindle levem vantagem na maioria desses itens (veremos isso em outro artigo), temos uma boa novidade no mercado: os ereaders distribuídos pela Saraiva, da linha Lev. O Lev Neo é um ereader versátil e leve (sem trocadilhos, por favor). Seu acabamento, embora inferior aos Kindle, é bem razoável. A bateria tem carga superior a uma semana (sempre pensando em muitas horas/dia de leitura), possui retro iluminação e o seu formato de leitura é o epub padrão, o que é uma vantagem em relação ao Kindle, que usa formatos nativos (mobi e azw3). O Lev possui também um interessante recurso chamado “PDF Reflow” que permite rediagramar na tela arquivos textos no formato PDF, sendo um atrativo a mais para quem é gosta ou precisa ler textos nesse formato. Vale acrescentar que esse recurso só funciona em arquivos produzidos em texto e depois convertidos para PDF. Não dá certo para arquivos digitalizados, que são apenas “fotos” dos textos. O hardware é rápido, a tela é bem branca quando iluminada, o que por vezes cansa a leitura (em ambientes com pouca luz é preciso deixar a iluminação no mínimo). O aparelho possui oito gigas de espaço físico, suficiente para arquivar mais de cinco mil livros (a propaganda fala em oito mil, mas tenho minhas dúvidas). De qualquer forma, é muito livro para se carregar em apenas 200g de peso. O projeto de navegação era ruim nas primeiras versões, mas evoluiu bastante. A sensibilidade da tela ainda não é perfeita, embora também tenha melhorado em relação ao modelo anterior.

Além dessas características, o Lev também conta com dicionário e permite anotações no texto. A característica que mais me agrada em sua experiência de leitura, é a de mostrar em cada tela o nome do livro (cabeçalho) e página ao final. Diferente dos Kindle, que por muito tempo, apenas mostravam a “posição de leitura” no final da página. Assim, o leitor do Lev tem uma impressão mais próxima de estar lendo um livro impresso.

A favor: peso, memória, hardware, compatibilidade com epub, leitura otimizada de PDF.

Contra: acabamento ainda a desejar, ausência de acionamento/desligamento por capa, sensibilidade da tela ainda a desejar, brilho forte da tela (mesmo quando regulado no mínimo). Projeto de navegação ainda a desejar.

O preço de tabela desse ereader é de R$ 470,00 reais nas lojas presenciais ou no site da Saraiva. Eventualmente, pode ser oferecido em oferta com bons descontos.

Falamos sobre:

Lev Neo Saraiva. www.saraiva.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: